Quando a salada engorda

Quando a salada engorda

Você só come salada e não consegue perder peso. E acontece até o contrário. Afinal, o que acontece? Descubra o que está sabotando sua dieta. E as soluções para enfrentar o problema.

A maioria das pessoas tende a associar a dieta vegana com um corpo magro.

Afinal, um prato de folhas sacia por horas e não aporta muitas calorias.

A própria ciência corrobora essa percepção.

Um novo estudo descobriu que os consumidores de carne tinham os maiores Índices de Massa Corporal.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Sim, os veganos revelaram ter os IMCs mais baixos.

Já os vegetarianos e flexivegetarianos demarcaram as posições intermediárias.

São muitos os que cortam produtos de origem animal do prato.

Mas não conseguem cortar os centímetros adicionais na cintura.

Em alguns casos, acontece até o contrário.

Veja a seguir as razões mais comuns por que isso acontece.

Além de, é claro, como evitá-los.

Suas porções são muito grandes

Alimentos saudáveis são ricos em nutrientes.

Mas, dependendo de vários fatores, não precisamos de tantos nutrientes assim.

A quantidade ideal é baseada em idade, sexo, altura, peso ideal e nível de atividade física.

Um homem jovem e ativo, requer porções maiores do que uma mulher mais velha e sedentária.

Para determinar o tamanho certo das porções, o segredo está na palma da mão.

Carne: palma da mão

Uma porção de carne vermelha deve ser do tamanho da palma da sua mão.

Para uma pessoa de tamanho médio, um bife deste tamanho tem 100 gramas.

“Objetive uma porção de proteína deste tamanho em cada refeição”.

“Você deve diluir o consumo de proteína ao longo do dia,.

“Isso por que digerimos melhor o nutriente em quantidades menores”, diz Sian Porter.

Mas não exceda 500 gramas em uma semana.

A dica é variar as fontes de proteína.

E servir-se de peixe ou lentilhas, por exemplo.

Pescado: mão inteira

Peixes brancos, como o bacalhau, possuem pouca gordura e calorias,.

Isso faz com que sua porção possa ser maior, do tamanho de sua mão quando espalmada, incluindo os dedos.

Para uma pessoa de tamanho médio, isso significa cerca de 150 g e 100 Kcal.

Estas espécies têm apenas uma pequena quantidade de ômega 3.

Mas constituem boa fonte de selênio, importante para o sistema imunológico.

Bem como cabelo e unhas saudáveis.

Folhas verde-escuras: duas mãos inteiras

Esta é a quantidade de espinafre cru ou outras folhas verde-escuras que você precisa.

A porção conta como uma de suas cinco porções/dia (80 g) de vegetais.

Parece bem mais do que você costuma se servir, certo?

É recomendável a presença de vegetais em cada refeição.

Como mostra a imagem, algumas folhinhas de alface não constituem uma porção significativamente saudável.

Frutas pequenas: duas mãos em concha

80 gramas de frutas pequenas são tudo que cabe em suas mãos em concha.

É claro que vale também contar com frutas maiores, desde que cortadas.

Para uma pessoa de tamanho médio, uma porção de uvas deste tamanho tem 90 Kcal.

E é tudo que você precisa para o consumo de um dia.

Mesmo que em uma de suas formas naturais, frutas contêm açúcar (frutose).

Por este motivo, limites são bem-vindos.

Carboidratos: punho fechado

Uma porção de carboidratos deve ser em torno de 200 calorias para as mulheres.

O limite recomendado são 250 Kcal para homens.

A batata do tamanho do punho de uma pessoa de tamanho médio tem 180 g e 175 Kcal.

Mas, quando assada, pode ter duas vezes mas calorias que a batata cozida.

O mesmo vale para as batatas doces.

Que, ao contrário das batatas inglesas, contam como uma de suas cinco porções/dia (80 g) de vegetais.

Você não come proteínas suficientes

A quantidade certa de proteínas é fundamental para a manutenção da massa muscular.

O que também ajuda a manter o seu metabolismo equilibrado.

A preocupação é atender às necessidades diárias em uma dieta baseada em plantas.

A maioria dos veganos necessitam de pelo menos 60 gramas de proteína por dia.

Uma boa estratégia é comer mais leguminosas.

Feijões, lentilhas e ervilhas estão entre as melhores fontes de proteína vegetal.

Uma xícara (chá) de lentilhas contém 17 gramas de proteína.

A mesma quantidade de quinoa tem 8 gramas.

Você está bebendo muitas calorias

Existem muitas bebidas no mercado que são feitas com vegetais.

As mais populares são os sucos verdes, água de coco e leite de amêndoas.

Sem perceber, um smoothie aqui e um latte com leite vegetal ali, são 300 calorias a mais por dia.

Não parece muito, mas a quantia requer 60 minutos de caminhada acelerada para ser queimada.

Faça da sempre confiável água sua bebida de escolha.

Em qualquer outra opção, faça um exame de um olhar cuidadoso nos ingredientes.