Estar descansado é essencial para realizar as atividades presentes na rotina, mas, muitas vezes, é comum enfrentar problemas para dormir. Um estudo realizado pela Fiocruz e divulgado neste ano, apontou que 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono, sendo 46% de forma contínua.


Muitas podem ser as causas deste problema, como a produção inadequada de serotonina e a intensa exposição a situações de estresse, mas é essencial buscar compreender o que de fato está associado à causa desta situação. A privação do descanso ocasionado por uma boa noite de sono, pode resultar em uma série de consequências negativas, como o aumento do risco de desenvolver problemas cardíacos e até mesmo a obesidade. Isto acontece, pois ocorrem alterações metabólicas responsáveis pelo equilíbrio do corpo, podendo também alterar a sensação de fome e saciedade alimentar.


Dentre os benefícios experimentados pelas pessoas que possuem o sono regulado, podemos destacar:


- Recuperação do estresse e melhora do humor

- Melhora das funções cognitivas

- Restauração do corpo

- Equilíbrio do sistema imunológico

- Rejuvenescimento da pele

- Controle do peso corporal

- Garantia de maior longevidade

… e muito mais!


Após tomar conhecimento de todas estas informações, o questionamento que fica é:

Como posso melhorar a minha qualidade de sono?

É muito simples e nós te ajudamos com algumas dicas!



Estabeleça uma rotina de sono

Ter um horário específico para dormir e acordar, é essencial para acostumar o seu corpo com um padrão ideal de sono. Outro fator importante, corresponde ao ambiente que você costuma dormir. Arrumar o seu quarto, prezando por deixá-lo escuro, silencioso e fresco, além de optar por travesseiros e roupas confortáveis, fazem com que fique bem mais fácil relaxar. 



Evite o uso de eletrônicos antes de dormir 

As telas estão presentes em todos os momentos do nosso dia a dia, seja no trabalho ou nos momentos de lazer e descanso. Mas é importante destacar que esse uso próximo do horário de dormir, pode impactar diretamente na qualidade do sono. Isto ocorre porque as luzes emitidas por esses aparelhos, interferem em nosso relógio biológico, nos deixando acordados por mais tempo. O ideal corresponde a ficar longe desses dispositivos pelo menos 1 hora antes.



Pratique exercícios regularmente

A prática regular de exercícios, além do gasto de energia, favorece o equilíbrio do humor e saúde mental, por meio da liberação de substâncias que favorecem o bem-estar. Outro benefício importante corresponde à liberação mais rápida de melatonina, à noite, fazendo com que pessoas que se exercitam, adormeçam mais rápido.



Cuide da alimentação

A forma como nos alimentamos também pode interferir na qualidade do descanso. Priorizar alimentos mais leves, principalmente à noite, faz com que o nosso organismo desacelere, promovendo o relaxamento ideal de um sono reparador. 

Existem, também, alimentos e bebidas que devem ser evitados antes de dormir, como:

- Queijos amarelos

- Carne vermelha

- Café

- Bebidas alcoólicas

- Chá mate

- Chá preto



Gerencie o estresse

Separar momentos exclusivamente para cuidar de si, está longe de ser uma atitude egoísta. Priorizar hobbies que te interessam, caminhar pela natureza, fazer skincare, ler um bom livro, ir para academia, meditar… Enfim, muitas podem ser as maneiras de lidar com o estresse acumulado, e isto é essencial para reorganizar a mente e garantir uma noite de sono perfeita.



Vale ressaltar que, além dessas práticas, é importante procurar auxílio médico para compreender as raízes do problema, quando se trata de algo recorrente. O primeiro passo sempre será olhar para si com carinho e priorizar aquilo que te faz bem, deixando de lado costumes e atitudes que impactam na sua qualidade de vida.



O Itu Garden Spa funciona como um refúgio de paz e tranquilidade, sendo buscado por muitas pessoas que estão dispostas a se conectar com si próprias e relaxar…

Tenha um encontro marcado com a leveza e o bem-estar a apenas 100 km de São Paulo. Reserve a experiência que vai te surpreender em todos os sentidos, clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: