A busca por terapias alternativas está em alta na atualidade. Um estudo publicado pela Fiocruz durante a pandemia, apontou que 61,7% da população aderiu a formas naturais para cuidar da saúde.


A prática da acupuntura se insere neste cenário. Trata-se de uma forma muito antiga de cuidado com o corpo, havendo registros que comprovam a sua existência há mais de três mil anos. Assim, os princípios que a norteiam estão ligados à tradicional medicina chinesa, que tem como base o equilíbrio do organismo e a manutenção das energias vitais. 


Com relação ao método utilizado, a acupuntura é realizada com o auxílio de agulhas, que são aplicadas em pontos específicos do corpo. As áreas de aplicação são definidas após uma análise da necessidade de cada pessoa, estando alinhadas com o objetivo de obter determinados resultados. Deste modo, diversas queixas médicas e doenças específicas, podem ser tratadas com a técnica, devido ao estímulo de substâncias importantes que estão presentes no nosso corpo.


E quais benefícios estas agulhas podem me trazer?

Separamos uma listinha para você conferir!


Controle da ansiedade, estresse e transtornos mentais

Além de estimular a produção de diversos hormônios ligados ao bem-estar, a acupuntura favorece a geração de serotonina e endorfina, responsáveis por proporcionar sensações de relaxamento e felicidade.


Alívio de dores

A técnica age em diversas partes do corpo, aliviando dores provenientes de variadas fontes e fatores, como, por exemplo, as doenças crônicas. Muitas pessoas procuram a acupuntura para melhora das dores ciáticas, e também para aliviar desconfortos causados por problemas no joelho, pescoço, casos de tendinite, enxaqueca e muitos outros.


Equilíbrio do metabolismo e emagrecimento

Por estimular o metabolismo e os órgãos envolvidos no processo digestivo, a acupuntura proporciona o equilíbrio dos hormônios ligados à saciedade ao consumir alimentos, e beneficia a eliminação de líquidos e toxinas produzidos pelo nosso organismo.


Insônia

Por controlar sintomas como ansiedade e estresse, a acupuntura resulta em uma sensação maior de bem-estar e relaxamento. Além disso, ao estimular pontos específicos, a técnica favorece a produção de hormônios relacionados ao sono, como a melatonina, por exemplo.


Melhora de problemas respiratórios

Utilizadas em determinadas áreas do corpo, as agulhas possuem efeitos anti-inflamatórios e mesmo analgésicos. Combinado a estes fatores, também contempla a melhora na imunidade e equilíbrio emocional, ocasionando na diminuição gradativa de medicamentos. 


Equilíbrio do sistema digestivo

As pessoas que sofrem por problemas digestivos, como azia e demais sintomas relacionados ao desequilíbrio estomacal, também podem contar com a acupuntura para o alívio de desconfortos. O posicionamento das agulhas em locais predefinidos, ocasiona no equilíbrio do funcionamento dos órgãos, que estão envolvidos no processo digestivo.


Alívio de sintomas da TPM

Muitos são os desconfortos enfrentados por mulheres no período menstrual. Os sintomas podem envolver dores de cabeça, inchaço, cólicas, alterações no humor e diversos outros. Neste sentido, a acupuntura pode agir tanto preventivamente (no período que antecede a menstruação), quanto no período sintomático do ciclo, ocasionando na melhora das queixas relatadas.


Viu só como a técnica apresenta excelentes resultados?

A boa notícia é que a acupuntura pode ser realizada em pessoas de todas as idades, com variadas intenções. Além do mais, ela pode ser aplicada como uma forma de prevenir sintomas ocasionados por determinadas patologias, ou, também, servir como um tratamento para doenças já existentes.

Tudo isso apenas estimulando o seu próprio organismo a seu favor!


-


Cuidar da saúde de modo natural, priorizando o seu bem-estar sem enfrentar “reações adversas” é mais do que possível. Além da acupuntura, o Itu Garden Spa conta com variados serviços que contribuem para isso:  massagens, espaços para a realização de atividades físicas, programação diversificada, acompanhamento nutricional para reeducação alimentar e muito mais!


A experiência completa que você precisa está a apenas 100 km de São Paulo.

Entre em contato e saiba mais clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: