O sono está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar. Se você acha que dormir apenas algumas horinhas já basta para descansar o seu corpo e a sua mente, precisamos informar que não é bem assim.


Toda pessoa deve dormir de 6 a 8 horas por noite para “recarregar” as energias e regular as funções corporais da forma correta. Mais do que apenas descanso, o sono é uma necessidade corporal de praticamente todos os seres vivos.


Se privar de dormir a quantidade de horas necessárias pode ter efeitos graves no seu corpo e na sua mente. Ter pouco tempo de sono pode acarretar em estresse, falta de atenção e baixa disposição física.


Ainda está duvidando da importância de passar tempo de qualidade na cama? A seguir, vamos falar sobre todos os benefícios proporcionados por uma boa soneca.


Por que dormir faz bem?

Muitas das funções do nosso corpo são reguladas enquanto dormimos, sendo assim, ter uma boa noite de sono se faz necessário para que ele funcione de forma adequada.


E não estamos falando apenas de disposição e energia para encarar as atividades diárias. Apesar de você não perceber, ter um sono de qualidade pode beneficiar outros aspectos da sua vida. Confira abaixo:


1 - Memória

Enquanto dormimos, nosso cérebro pode “processar” tudo que fizemos ao longo do dia, encaminhando os acontecimentos importantes para a área responsável pelas memórias a longo prazo.


2 - Imunidade

Nosso sistema imunológico precisa de algumas proteínas específicas para poder funcionar e deixar o nosso organismo preparado contra infecções, e é justamente durante o sono que várias delas são produzidas. Além disso, é enquanto estamos descansando que acontece a regeneração celular que, entre outras coisas, serve para curar ferimentos.


3 - Pele

Você já se sentiu mais jovem após passar algumas horas dormindo? Isso não é só impressão! Como dissemos, enquanto dormimos, algumas células do nosso corpo se renovam, entre elas as da pele. A produção de melatonina, hormônio com propriedades antienvelhecimento, também acontece nesse momento.


4 - Estresse

Você já deve ter percebido que, após dormir, se sente menos preocupado com seus problemas, menos ansioso e muito mais relaxado. Isso não é por acaso! É durante o sono que o nosso corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, os hormônios responsáveis por nos deixar em estado de alerta.


No entanto, às vezes estamos tão estressados que nem conseguimos dormir direito. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a fechar os olhos e descansar.


  • Nada de trabalho na cama: é para lá que você vai quando quer dormir, então nada de resolver situações de trabalho ou problemas quando estiver deitado nela, caso contrário, sua mente pode associar a cama a situações assim.
  • Desconecte-se: vai ser difícil cair no sono se você sempre tiver que responder uma mensagem ou ver o que um amigo acabou de postar. Então, ao se deitar, desligue o celular ou desconecte ele da internet.
  • Tenha um bom colchão: se você pretende dormir por 8 horas, isso significa que irá ficar 1/3 do seu dia na cama. E se é pra passar tanto tempo em um único lugar, então que ele seja confortável.
  • Escuridão total: pode parecer besteira, mas como você vai conseguir dormir se houver luzes de notebooks, celulares e TVs brilhando enquanto você dorme? Desligue tudo antes de dormir.
  • Alimentação correta: comidas pesadas não são uma boa pedida, uma vez que a digestão delas e a sensação de peso no estômago podem atrapalhar a qualidade do sono.
  • Exercícios físicos: eles ajudam seu corpo a gastar a energia em excesso, consequentemente, o cansaço fará você cair no sono com mais facilidade.


-


Mas, se você estiver com dificuldade para relaxar o suficiente e ter uma boa noite de sono, pode muito bem vir ao Itu Garden Spa!


Nosso espaço repleto de natureza e nossas acomodações confortáveis proporcionarão tudo que você precisa para relaxar. Se não for o suficiente, você ainda pode fazer uma de nossas massagens ou praticar alguma das atividades que temos por aqui. São várias opções para você curtir!



Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: