Técnicas de autocuidado precisam ser colocadas em prática todos os dias, independente da estação do ano. Mas não podemos negar que os tempos mais frios demandam cuidados específicos para nos mantermos saudáveis. Corpo e mente sentem o impacto das baixas temperaturas, sendo comum ficarmos mais desmotivados, além de apresentar alterações visíveis na pele, por exemplo. 


Dentre as ações indispensáveis para os dias mais frios, deve-se considerar três pilares:


- Aquecimento

- Movimento 

- Hidratação


E como podemos contemplar os princípios básicos citados acima, em nosso dia a dia? Confira abaixo algumas dicas:


Aqueça-se!


Manter-se aquecido é fundamental para proteger-se de doenças e favorecer a circulação sanguínea, que pode ficar comprometida em períodos frios. Além de ter sempre uma blusa quentinha por perto, outras formas de aquecimento também podem ser exploradas. Preparar chás, se expor ao sol, fazer um escalda-pés ou mesmo ficar ao lado de quem amamos, pode ajudar. Afinal de contas, um abraço tem o poder de deixar o coração quentinho 🤗.


Hidrate-se!


É comum deixarmos de tomar água no inverno ou em dias gelados, mas este costume deve ser abandonado, pois o organismo necessita de quantidades específicas de líquido para o seu pleno funcionamento. Em média, um adulto deve consumir 2 litros de água por dia, sendo indispensável manter uma garrafinha sempre por perto.

No sentido de desidratação, a nossa pele também pode sofrer as consequências do ar seco e das baixas temperaturas, merecendo cuidados especiais de skincare.


Atenção especial à pele!


A nossa pele é nitidamente impactada pelas baixas temperaturas, por conta disso, devemos adotar os seguintes cuidados:


- Não tomar banhos quentes: a temperatura elevada da água remove a camada protetora da pele, causando ressecamento. Assim, recomenda-se tomar banhos mornos e rápidos.


- Usar hidratantes sem moderação: respeitando o seu tipo de pele, manter os produtos por perto, ao longo do dia, é essencial. Mãos, pés, cotovelos e todo o corpo, de modo geral, podem ficar ressecados facilmente, sendo recomendado hidratar a pele ao menos 2 vezes ao dia. 


- Não abandone o protetor solar: engana-se quem pensa que o produto deve ser utilizado apenas em dias ensolarados. Mesmo em dias nublados, os raios UV podem ser prejudiciais à saúde da pele, devendo ser aplicado diariamente com FPS igual ou superior a 30. 


- Atenção aos lábios: extremamente sensíveis ao ressecamento, é indispensável adotar protetores labiais hidratantes, como a manteiga de cacau, por exemplo.


Corpo em movimento


Em dias frios, é comum sentirmos o corpo mais tenso. Isso ocorre por conta da vasoconstrição, que corresponde à contração natural dos vasos sanguíneos, para deixar o corpo aquecido. 

Para relaxar a musculatura, realizar exercícios é fundamental. Ir à academia, fazer caminhadas ao ar livre ou demais atividades físicas, promove o ativamento do sistema nervoso. Com isso, a temperatura corporal se mantém preservada, além de ocorrer a liberação de serotonina a favor do bem-estar. 


Vale ressaltar que o autocuidado em dias frios, pode ir além dessas dicas, e cada pessoa pode adaptá-las de acordo com suas necessidades e preferências.


As belezas do inverno merecem ser apreciadas em um lugar aconchegante, que preza pelo autocuidado e conexão com o seu interior. A natureza presente em  nosso refúgio, te convida a passar os dias frios vivendo uma experiência única, capaz de recarregar as energias e aquecer o seu coração com tudo que temos a oferecer!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: