Como cuidar da saúde em dias quentes?


Os cuidados com a saúde são necessários em todas as épocas do ano. Mas no calor, existem alguns pontos de atenção que, muitas vezes, passam despercebidos, como riscos de doenças, desconfortos e outros problemas típicos do verão.


Veja algumas dicas para manter o bem-estar em dias de altas temperaturas: 


Hidrate-se!

A água é fundamental para funções vitais do nosso organismo. Em dias quentes, transpiramos mais, já que a eliminação de líquidos controla a temperatura do nosso corpo. Por isso, é recomendado beber cerca de 2 litros de água ao dia. A hidratação correta auxilia na administração de calorias, evita a retenção de líquidos e favorece o funcionamento dos órgãos.


Cuidado com a exposição ao sol 

Praticar exercícios físicos ao ar livre, quando o sol está mais forte, pode ser perigoso, causando desidratação e aumento da temperatura corporal. Desta forma, os horários mais indicados são: até 10 horas da manhã e após às 16 horas.


Intensifique o uso do filtro solar

Vale lembrar que o filtro solar deve ser utilizado todos os dias, e não apenas no verão. Porém, durante a estação mais quente do ano, é necessário intensificar o uso. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele corresponde a 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil.


Prefira alimentos mais leves

Consumir alimentos gordurosos e pesados nunca é a melhor escolha, principalmente em dias mais quentes, já que a sua ingestão é mais trabalhosa e eleva a temperatura corporal. Assim, especialmente no calor, é importante preferir as refeições mais leves e os alimentos que contêm mais água, como frutas e verduras, por exemplo. Vale destacar que os casos de intoxicações alimentares são mais recorrentes durante o verão, já que o calor contribui para que os produtos estraguem com mais facilidade e rapidez. Por isso, também fique atento às datas de validade. 


Use roupas leves e claras

Qualquer tipo de roupa promove o aumento da temperatura corporal. Em dias mais quentes, é preciso escolher um vestuário mais leve para garantir o bem-estar. Assim, as roupas mais adequadas para o verão são tecidos de fibras naturais, como seda, crepe, algodão e linho, por exemplo, que ajudam na ventilação do corpo. Dê preferência às roupas de cores claras, porque as tonalidades escuras absorvem mais o calor, resultando em desconforto. 


Atenção redobrada às roupas de praia e piscina

Durante o verão, infelizmente é mais comum que a saúde íntima seja negligenciada, através de algumas atitudes que parecem inofensivas. Estamos falando sobre o hábito de ficar muito tempo com sungas, biquínis ou maiôs molhados, o que pode ocasionar a proliferação de bactérias e fungos na região íntima. Por isso, especialistas recomendam que, após banhos no mar ou na piscina, as peças sejam trocadas por outras que estejam secas e sem a presença de areia. 

É recomendado, também, o uso do sabão neutro para lavar essas peças íntimas, e é importante deixá-las secar em locais arejados e nunca em ambientes úmidos, como banheiros, que resultam no aparecimento de fungos e bactérias. 


Pratique atividades aquáticas

Os dias quentes pedem atividades realizadas dentro d’água, não é mesmo? No Itu Garden SPA & Resort Saudável você pode usufruir da melhor estrutura, piscinas incríveis e profissionais capacitados, prontos para orientar em práticas focadas no bem-estar físico e mental.


Clique aqui para conhecer!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: