Uma vida repleta de desafios e pressões, por todos os lados, impacta diretamente no bem-estar, refletindo, inclusive, nas emoções. Problemas no trabalho, demandas familiares, preocupações financeiras e diversos outros motivos podem nos deixar exaustos e, consequentemente, estressados. Quando esses sentimentos não são devidamente controlados, nosso corpo começa a dar sinais de alerta, muitas vezes na forma de sintomas físicos e problemas de saúde. 


Neste artigo, você descobre como o estresse afeta a saúde física e mental, além de conhecer formas de lidar com esse problema de maneira eficaz.


Fique atento aos sinais!


Antes de abordarmos as soluções, é importante compreender os sinais de estresse, pois, muitas vezes, eles passam despercebidos. Quando nos sentimos sobrecarregados, o corpo reage de várias maneiras. Aqui estão algumas das consequências para você ficar atento:


• Mudanças de humor: Oscilações frequentes entre tristeza, irritabilidade e ansiedade podem ser indicativos de estresse.

• Problemas de sono: Dificuldade em adormecer ou manter um sono profundo é um sintoma clássico de estresse.

• Fadiga: O estresse crônico pode levar à exaustão física e mental, mesmo após uma noite de sono aparentemente boa.

• Tensão muscular: O estresse pode fazer com que os músculos fiquem tensos, levando a dores nas costas, no pescoço e em outras áreas do corpo.

• Problemas digestivos: Distúrbios gastrointestinais, como dores de estômago, diarreia ou constipação, são comuns em pessoas estressadas.

• Dificuldade de concentração: O estresse prejudica nossa capacidade de concentração e tomada de decisões.


Se você se identificou com esses problemas ou conhece alguém que esteja enfrentando situações semelhantes, continue a leitura para descobrir formas eficazes de aliviar o estresse!


1. Pratique exercícios físicos


Ficar longe do sedentarismo é essencial para manter uma vida equilibrada em todos os aspectos. Entre os muitos benefícios de uma vida ativa, está o estímulo à produção de hormônios do bem-estar, como a endorfina, e a redução do cortisol, hormônio relacionado ao estresse.


Recomenda-se a realização de, no mínimo, 30 minutos todos os dias, mas caso não seja possível, você pode adaptar essa necessidade, de acordo com a disponibilidade da sua rotina. O importante é não ficar parado!


Meditação em dia


A meditação e a atenção plena, conhecida como Mindfulness, também se destacam como ferramentas poderosas no combate ao estresse. Separar um tempinho do dia para se conectar com o “eu interior” é fundamental para desacelerar e esvaziar a mente, além de estimular a consciência sobre seus pensamentos, sentimentos e sensações.


Se você não sabe por onde começar, é muito simples: basta encontrar um lugar tranquilo, se sentar de forma confortável, fechar os olhos e focar exclusivamente na respiração e sensações do corpo. Outra dica interessante, se quiser se aprofundar mais no assunto, é buscar vídeos de meditação guiada, nas plataformas digitais, para elevar o nível das suas práticas e experimentar mais benefícios.


Foco na alimentação saudável


Priorizar alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, fornece ao corpo a energia e os nutrientes necessários para lidar com as pressões do dia a dia, beneficiando o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, manter-se bem hidratado e evitar o excesso de cafeína e açúcares refinados também contribui para a redução do estresse.


Outra atitude aparentemente simples, mas que faz toda a diferença, é estabelecer horários regulares para as refeições e se afastar de possíveis distrações, como o hábito de verificar redes sociais e responder mensagens enquanto se alimenta.


Priorize hobbies e momentos de lazer


Em nosso dia a dia agitado, encontrar tempo para atividades que nos tragam alegria e relaxamento pode até parecer um luxo. Mas saiba que priorizar hobbies e momentos de lazer é fundamental para aliviar o estresse, mesmo que seja bem rapidinho. Participar de atividades que você ama, seja ler um livro, caminhar ao ar livre, pintar ou ouvir música, pode proporcionar uma fuga bem-vinda das pressões diárias.


Mas se a semana intensa não permitir que você faça muitas coisas, aos finais de semana recompense a si mesmo com momentos de lazer mais prolongados, sem culpa!


Viu como é simples identificar os sinais de estresse e, o mais importante, aprender a lidar com eles? É fundamental estar atento aos sinais que o nosso corpo nos envia e agir de forma proativa, para cuidar do nosso bem-estar mental e físico.


E se você está em busca de um ambiente ideal para relaxar, renovar suas energias e desfrutar de momentos de lazer e cuidado pessoal, temos um convite perfeito! Aqui, no Itu Garden Spa, proporcionamos uma experiência única, onde você pode se desconectar do estresse do dia a dia e se conectar consigo mesmo, aproveitando tudo o que temos de melhor. Conheça e se apaixone!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: