Uma vida saudável, hábitos alimentares equilibrados e práticas regulares de exercícios físicos são os principais quesitos na busca por mais bem-estar e vitalidade na rotina de pessoas de todas as idades. No entanto, a procura por uma atividade física prazerosa e eficiente pode se tornar um desafio para aqueles que não querem enfrentar as atividades muitas vezes monótonas nos aparelhos de musculação de uma academia. 

Mas, calma! Existem diversas modalidades de exercícios, e cada uma delas poderá trazer resultados específicos para os seus objetivos. E por trabalhar diversos músculos e capacidades corporais durante o mesmo treino, o treinamento de circuito funcional é uma excelente opção para quem gosta de otimizar o tempo. 

O treinamento funcional é organizado em circuitos, com uma série de exercícios. O treinador estipula um tempo para realizar cada exercício e quando se termina este tempo, o aluno parte para outro exercício.

Se você costuma sentir muitas dores no corpo ou dificuldades para fazer atividades e movimentos simples no seu dia a dia, como sentar em um lugar mais baixo, subir escadas ou levantar da cama, um dos benefícios do treinamento funcional é melhorar o seu desempenho ao realizar essas funções básicas do cotidiano. Confira abaixo mais alguns de seus benefícios para sua qualidade de vida!

  1. Ajuda no emagrecimento


Uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise mostrou que mulheres que praticaram esse tipo de treino por 16 semanas tiveram uma redução de 18% na gordura corporal. Isso porque os treinamentos funcionais exigem muita energia, sendo assim, promovem um alto gasto calórico, o que auxilia no emagrecimento.

  1. Tonifica os músculos


Os treinos funcionais trabalham bastante a região do core, situada no abdômen. São esses músculos que dão sustentação a diversos outros membros, incluindo a coluna, desta forma melhorando a postura. Além disso, o trabalho de força e resistência que os exercícios em circuito proporcionam, potencializam o ganho de massa magra, o que auxilia na definição muscular.

  1. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória


Sentir o coração e a respiração acelerados é um bom sinal de que você está colocando seu corpo para funcionar na máxima potência. Isso gera um aumento da frequência cardíaca e melhora a resistência do sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a reduzir o risco de desenvolver várias doenças, como diabete, hipertensão e colesterol alto. 

  1. Melhora o humor



Circuitos funcionais costumam ser bastante dinâmicos. Por este motivo, são uma excelente alternativa para aqueles que acham a musculação repetitiva e não conseguem manter a constância na academia.

-

Gostou de saber mais sobre o circuito funcional? E que tal começar a praticá-lo? No Itu Garden você tem acesso a treinadores capacitados que irão te auxiliar durante todo o seu processo de emagrecimento e ganho de qualidade de vida, com aulas dinâmicas e divertidas, além do acompanhamento nutricional direcionado para o seu objetivo. Clique aqui e saiba mais!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: