De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos EUA, após analisar dados de oitenta adultos jovens acima do peso, concluiu que dormir mais e melhor leva a pessoa a ingerir menos calorias durante o dia, o que pode ser positivo para o caso daqueles que querem emagrecer.

Durante o processo, foram reduzidas as horas gastas no smartphone, a ingestão de álcool e foi aplicada uma terapia de higiene do sono, com banhos quentes e relaxantes, entre outros fatores. Os novos hábitos garantiram um aumento do tempo de sono dos voluntários em uma média de 1,2 horas, fazendo com que o grupo passasse a dormir 8,5 horas por noite.

O estudo que foi publicado na íntegra pela revista científica JAMA Internal Medicine, concluiu que aqueles que dormiram por mais tempo reduziram a ingestão calórica em uma média de 270 kcal (calorias) por dia. Alguns dos participantes chegaram a apresentar redução de até 500 kcal por dia.

Mas, você sabe exatamente quais benefícios químicos uma boa noite de sono promove em nosso organismo para gerar resultados tão determinantes no processo de emagrecimento?

Dormir bem ajuda a regular os níveis de hormônios relacionados com a fome, a grelina e a leptina, além de também ajudar a diminuir os níveis de cortisol no sangue, que é o hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.

A Grelina e a Leptina são hormônios que também são liberados enquanto dormimos, e os responsáveis por controlar nosso apetite. Elas  atuam em nosso sistema metabólico de gorduras e glicoses, fazendo com que nos sintamos mais saciados por mais tempo, diminuindo nossa fome e contribuindo para o emagrecimento.

Além dos malefícios para a perda de peso, dormir mal também pode aumentar a irritabilidade, o estresse e diminuir a expectativa de vida. Portanto, é fundamental priorizarmos alguns hábitos para obter um sono reparador e que auxilie no processo de emagrecimento, entre eles:

  • Regularizar os horários de acordar e dormir, para que o corpo crie uma rotina;
  • Evitar consumir cafeína em horários próximos ao de ir para a cama; 
  • Aumentar o consumo de proteínas e fibras, para que os níveis de açúcar no sangue sejam estabilizados;
  • Não use notebook ou celular na cama, garanta que seu quarto esteja silencioso e escuro.



Seu objetivo é perder peso com saúde e sem estresse? O Itu Garden pode te ajudar nessa missão com nosso Programa de Perda de Peso que oferece a orientação de profissionais especializados no seu caso, além de dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: