Nossos hábitos alimentares impactam diretamente em nossa qualidade de vida.

A composição nutricional dos alimentos gera condições essenciais para o equilíbrio da saúde física e mental. Assim, o funcionamento adequado do sistema nervoso, permite que hormônios e neurotransmissores ligados ao bem-estar sejam produzidos, como a serotonina, por exemplo. 


A escolha dos alimentos certos pode levar a uma série de benefícios, prevenindo doenças e melhorando a imunidade. Mas pode ir além: prezar por uma dieta balanceada garante mais disposição ao nosso dia a dia, transmitindo a energia que precisamos através de nutrientes essenciais, além de favorecer a mente na realização das atividades diárias.


Nutricionistas apontam a importância de alimentos ricos em triptofano na regulação dos índices de neurotransmissores aliados da saúde mental. O papel desse aminoácido, permite a manutenção constante da vitalidade do organismo, combatendo os ativos do estresse oxidativo, deficiências energéticas e problemas enfrentados na hora de dormir.  


Pensando nisso, separamos opções que não podem faltar em sua rotina alimentar:


Peixes: ricos em Ômega-3, seus nutrientes são capazes de proteger o cérebro e regular o humor através do estímulo à produção de serotonina e dopamina.


Grãos integrais: apresentando elevados índices de vitamina B, grãos como aveia e quinoa permitem a regulação do sistema nervoso e, consequentemente, garantem o bem-estar. Outro ponto importante corresponde ao equilíbrio intestinal que, por sua vez, interfere diretamente na saúde mental. O eixo intestino-cérebro, atuando de forma harmônica, influencia positivamente o humor e as boas emoções.


Iogurte natural: o desequilíbrio da microbiota intestinal relaciona-se muitas vezes com as causas dos problemas de ordem psicológica, como ansiedade e depressão. Neste sentido, o iogurte natural permite maior absorção de nutrientes e o bom funcionamento intestinal, favorecendo a saúde física e mental.


Folhas verde-escuras: apresentando ampla quantidade de fibras e micronutrientes, são essenciais para uma dieta equilibrada. Com propriedades antioxidantes e favorecendo o pleno funcionamento do intestino, alimentos como espinafre, escarola e couve, atuam nos processos metabólicos a favor da saúde mental.


Chocolate amargo: não é novidade que o alimento parece agir magicamente controlando o estresse. Suas propriedades ricas em magnésio estimulam a produção de neurotransmissores aliados do bem-estar, elevando o humor e protegendo células do nosso cérebro. Afinal de contas, claro que não poderia faltar um docinho! 


Essas foram apenas algumas dicas, mas é claro que hábitos alimentares saudáveis vão além. Consultar uma nutricionista e realizar exames de rotina, também são importantes para acompanhar a sua saúde e descobrir dietas personalizadas, de acordo com as suas necessidades. 

Vale lembrar também, que para manter a saúde mental em dia, adotar outros hábitos é essencial. Realizar atividades físicas, descobrir hobbies apaixonantes e dedicar períodos para o lazer, são fundamentais.

O nosso Spa tem um compromisso direto com a promoção do seu bem-estar. Além de serviços ligados à estética, apresentamos espaços para você relaxar corpo e mente, além de proporcionar uma alimentação especial voltada à reeducação alimentar, com acompanhamento de nutricionista.

Faça a sua reserva clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: