Vamos falar a verdade, manter o foco em alguma atividade nos dias de hoje está cada vez mais complicado. Estamos tão rodeados de estímulos e informações que ler uma simples página de um livro virou uma verdadeira tarefa hercúlea.

Sempre que tentamos manter a atenção em algo, lá vem uma nova notificação para nos desconcentrar. Isso quando não estamos nos preocupando com coisas que ainda nem aconteceram…

Segundo estudos recentes, nossa mente fica distraída durante 47% do tempo. Mas é possível recuperar e manter o foco naquilo que estamos fazendo. Existem atividades e exercícios que treinam nosso cérebro para que ele fique concentrado. E o Mindfulness é uma dessas práticas.

Neste artigo, iremos explicar o que ele é e como usá-lo para manter a atenção naquilo que você estiver fazendo.


Entenda o Mindfulness

Esse é um termo em inglês que pode ser traduzido como “atenção plena”, o que também serve para explicar o propósito dessa prática: se manter totalmente focado no presente, sem se preocupar com o passado e nem com o futuro. Colocar o Mindfulness em ação é manter a atenção no que está acontecendo agora.

O uso do Mindfulnesse se faz através de vários exercícios de meditação, cujo propósito é ensinar o indivíduo a se manter completamente presente no que está acontecendo. Conforme a pessoa for praticando, ficará cada vez mais fácil manter o foco.

Parte dessas técnicas e exercícios foram criados há milhares de anos, no entanto, o Mindufulness só “nasceu” de fato no final dos anos 1970, após o médico Jon Kabat-Zinn reuni-las com o intuito de ajudar a melhorar a saúde mental das pessoas.

Desde então, o Mindfulness vem sendo usado por pessoas do mundo todo com o intuito de manter a concentração e até tratar quadros de ansiedade.


Benefícios do Mindfulness

Colocar o Mindfulness em prática não ajuda só a recuperar a atenção durante as atividades diárias. Ele também pode proporcionar inúmeros outros benefícios, como, por exemplo:

  • Auxiliar no controle do stress e da depressão
  • Diminuir casos de insônia
  • Reduzir a ocorrência e o efeito de pensamentos pessimistas
  • Contribuir para o desenvolvimento da empatia
  • Estimular a criatividade
  • Tornar o cérebro menos suscetível a distrações
  • Ajudar a trabalhar a inteligência emocional
  • Aumentar a satisfação com o próprio corpo


Como colocar o Mindfulness em prática?

Assim como qualquer atividade, você deve começar a praticar o Mindfulness aos poucos, por meio de exercícios de foco e respiração. Com o tempo, conforme for mantendo a atenção plena por mais tempo, os exercícios vão evoluindo.

Você pode dar início com dois exercícios:

  • Ficar de olhos fechados por três minutos para poder se concentrar melhor nas sensações físicas e pensamentos, passando, em seguida, para os movimentos proporcionados pela respiração. Ao notar alguma distração, você deve voltar sua atenção para o corpo e recomeçar.
  • Esse outro exercício é um pouco parecido com o primeiro. Volte sua atenção para a respiração e deixe sua mente devanear livremente. Sempre que houver uma distração, deve voltar seu foco para o corpo. 

Conforme for se interessando mais pelo assunto, você pode procurar por vídeos e livros que ensinem outros exercícios de Mindfulness, aprofundando assim seus estudos nessa prática.

-

E aí gostou do nosso artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a se interessar por essa prática.

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: