Quem nunca se sentiu ansioso, que “atire a primeira pedra”. No Brasil, por exemplo, a ansiedade acomete quase 19 milhões de pessoas, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em relação aos últimos anos. É claro que existem vários tipos de transtorno de ansiedade, com intensidades diferentes. Mas, no geral, os sintomas mais comuns são: preocupação excessiva, sentimento de pânico, medo, desconforto, falta de ar, falta sono, tonturas, mãos frias e suadas, tensão muscular, náuseas, fadiga, comportamentos compulsivos etc. 


Se você apresenta ao menos um desses sintomas, com frequência, é fundamental consultar psicoterapeutas e médicos, para obter o diagnóstico e o tratamento correto.


Porém, algumas estratégias também podem ser aliadas à redução da ansiedade e proporcionar mais leveza, calma e bem-estar ao dia a dia. Confira algumas:


Praticar a atenção plena: Consiste em focar no presente, sempre que possível, já que ele é o único momento que realmente nós temos na vida. Porque o passado já passou e o futuro ainda é incerto. Estar consciente disso, ajuda a reduzir a preocupação e combater a ansiedade. 


Utilizar técnicas de respiração: Quando uma pessoa está ansiosa, seus padrões respiratórios sofrem alterações. Por esse motivo, utilizar técnicas de respiração pode atenuar os sintomas. Uma forma, é relaxar o corpo e respirar pelo nariz, de maneira suave e lenta. Controlar a respiração diminui a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e os hormônios do estresse.


Gerenciar pensamentos: Uma técnica que pode ser útil em momentos de ansiedade, quando ocorre a preocupação excessiva e os pensamentos acelerados, é parar, se recolher em um local silencioso e escrever o pensamento que está gerando ansiedade. Após isso, é recomendado refletir sobre o que foi escrito e tomar consciência do pensamento, com o intuito de reprogramá-lo, de forma mais realista possível, evitando o surgimento de ilusões catastróficas e do medo excessivo.


Organizar tarefas: Essa é uma prática que ajuda bastante, principalmente se os afazeres e compromissos diários, semanais ou mensais forem registrados estrategicamente em agendas ou planners, estabelecendo prioridades e momentos de pausa. Isso faz com que a pessoa tire as tarefas da cabeça e coloque no papel, diminuindo a ansiedade.  


Praticar meditação guiada: É indicado relaxar o corpo, fechar os olhos, controlar a respiração e fazer uma visualização guiada, imaginando um lugar calmo, pacífico, fazer uma oração, expressar gratidão, focar em aspectos positivos, tirando o foco dos negativos.


Cuidar do sono: Para reduzir a ansiedade, é necessário ter boas noites de sono. Então, procurar adotar práticas como: relaxamento, yoga e atividades físicas com orientação profissional, pode contribuir. Além disso, cuidar do ambiente do quarto, como temperatura, conforto e iluminação, por exemplo, também pode ser benéfico. 


Mudar o estilo de vida: Adotar alimentação saudável, com acompanhamento profissional, também é imprescindível para controlar a ansiedade. É importante, também, evitar ingerir: o café, que atua como estimulante do sistema nervoso; fast food e bebidas alcoólicas. 


Para finalizar, outra dica valiosa é conhecer o Itu Garden SPA & Resort Saudável, que proporciona ajuda profissional, infraestrutura adequada, lazer e cuidados com a saúde física e mental, tudo isso com alto padrão de qualidade.

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: