Para seguir uma dieta saudável, além da preocupação com a escolha dos alimentos, também é importante comer nas horas certas para que o metabolismo tenha um melhor desempenho. Algumas ideias sobre o horário certo para comer são bastante populares. Por exemplo, de que o café da manhã é a refeição mais importante ou então que não se deve consumir alimentos muito pesados logo antes de dormir.

De acordo com a publicação Metabolic Syndrome and Related Disorders (Síndrome metabólica e distúrbios relacionados, em português), uma rotina alimentar irregular não impacta somente no seu peso. Isso porque um dos riscos é desenvolver síndrome metabólica, podendo causar níveis elevados de açúcar no sangue, hipertensão arterial, dislipidemia (triglicérides alto, bom colesterol baixo e colesterol ruim alto) e excesso de gordura abdominal.

A verdade é que há evidências que indicam que o horário das refeições também influência no metabolismo. Ou seja, não importa somente o que você come, mas quando você come. Estabelecer horários regulares para fazer as refeições ajuda a manter o peso, a dormir melhor, a encarar o dia com mais tranquilidade, além de contribuir para uma dieta mais saudável. Isso se deve ao fenômeno conhecido como “ritmo circadiano”. Em suma, esses ritmos são como relógios internos para o funcionamento do nosso cérebro.

O que é o Ritmo Circadiano?

O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é o mecanismo pelo qual nosso organismo regula nossos processos fisiológicos para que o corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.

Ele ocorre no período de cerca de 24 horas do dia sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia e regula as nossas mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de aproximadamente 24 horas. 

Resumidamente, o horário das refeições influencia nos relógios biológicos do fígado e do sistema digestivo como um todo. Por isso, é tão importante ter um horário certo para comer. 

Comer no horário certo emagrece?

Sim, mas além da influência da rotina alimentar para a saúde, o sono também pode causar grande impacto na manutenção do peso.

Isso é o que aponta uma pesquisa feita pelo biólogo Satchidananda Panda, do Instituto Salk, nos Estados Unidos. Seu estudo revelou que a maioria dos norte-americanos come durante um período de 15 ou mais horas por dia. Sendo que mais de um terço das calorias diárias são consumidas após às 18 horas.

Qual o melhor horário para realizar as refeições?

Apesar da rotina corrida, não negligencie as refeições. Seja por falta de tempo, justificativa para perda de peso, ou qualquer outro motivo, pulá-las só irá fazer com que você coma ainda mais na próxima refeição e consuma todas as calorias que você não comeu antes. Confira os horários corretos para comer, de acordo com os nutricionistas!

✔ Café da manhã: entre 7 e 8 horas;

✔ Lanchinho da manhã (se necessário): das 10h às 11h;

✔ Almoço: entre 12h e 13h00;

✔ Café da tarde: entre 16h e 17h;

✔ Jantar: até as 18h30.

-

Seu objetivo é perder peso com saúde e sem estresse? O Itu Garden pode te ajudar nessa missão com nosso Programa de Perda de Peso que oferece a orientação de profissionais especializados no seu caso, além de dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: