Muitas vezes, as dificuldades do dia a dia nos fazem esquecer de analisar as coisas boas que nos cercam. Um comportamento pessimista pode trazer uma série de problemas, quando o assunto é qualidade de vida, sendo válido destacar, neste contexto, a importância de praticar a gratidão. Mas, afinal de contas, como é possível desenvolver a capacidade de ser grato e o que isso pode nos proporcionar? Confira as respostas que vão transformar o seu olhar e trazer leveza à rotina!


Ao treinar o cérebro para ser mais positivo, pode parecer que tudo magicamente comece a conspirar ao seu favor: você experimenta emoções melhores, consegue dormir bem, adoece com menor frequência e consegue trilhar caminhos mais belos. Estes e outros benefícios se tornam reais, porque você começa a priorizar as coisas boas e exercitar o autoconhecimento. Quando praticamos a gratidão ao longo do dia, percebemos que tudo ganha um valor mais profundo, sendo perceptível em qualquer atividade que realizamos. Simplicidades da rotina, como compartilhar um almoço ao lado de quem amamos ou descansar após um dia de trabalho, tornam-se mais significativas, permitindo que uma sensação agradável preencha os nossos corações


Mesmo as experiências negativas ganham um tom mais brando quando priorizamos a gratidão. Isso acontece porque a prática confere não apenas bons sentimentos isolados, mas sim um completo estado de espírito que nos guia. É inevitável passar por situações ruins, mas a forma como lidamos com elas é a chave: diversos aprendizados podem ter sido obtidos ou mesmo uma nova chance de recomeçar poderá surgir. 


Quais os primeiros passos rumo a tantas vantagens? Confira as nossas dicas!


Comece o dia agradecendo

Após uma noite de sono, o nosso dia recomeça, e esse recomeço traz novas oportunidades. Ao acordar, separe poucos minutos para refletir os motivos que te fazem ser grato: o seu lar, a sua família, o seu trabalho e demais coisas que são importantes para você. 


Valorize os pequenos momentos 

Gratidão não se resume a bens materiais e às coisas que temos, pelo contrário! A beleza se encontra nas coisas mais simples, que merecem ser mais valorizadas. Já parou para pensar o que uma básica caminhada no fim de tarde te apresenta?

- o ar que você respira

- o sol que toca a sua pele

- o privilégio de ver belas árvores e flores

- ouvir pássaros cantando

- a possibilidade de conhecer novas pessoas e criar conexões

- experimentar benefícios à saúde por movimentar o corpo

Enfim…

Há muita coisa para observar e ser grato!


Adote um diário de gratidão

Quando escrevemos as coisas boas que nos acontecem, fica mais fácil para o nosso cérebro assimilar pensamentos bons. Além disso, a tarefa de registrar tais acontecimentos, pode servir como um passatempo ligado ao autoconhecimento. 

As suas anotações podem ser escritas em um caderninho que você tem em casa, no celular, no computador, na sua agenda… Enfim, o importante é escrever!


Saiba reconhecer o seu valor

Todos nós fazemos coisas que são capazes de nos orgulhar profundamente, mas, muitas vezes, acabamos não dando a devida importância para as nossas ações. Olhar para dentro e saber reconhecer o valor pessoal, trata-se de uma tarefa fundamental no processo de gratidão. Valorizar a nossa trajetória e a capacidade de vencer momentos difíceis, traz benefícios que vão além de pensar mais positivo quando algo foge do nosso controle, também é importante para a autoestima.


Elogie mais, sorria mais!

Já parou para pensar que reclamamos com mais frequência do que agradecemos? As críticas se tornam mais presentes em nosso dia a dia, tanto quando julgamos a nós mesmos ou quando julgamos outras pessoas e estabelecimentos, por exemplo. 

Ao reconhecer e expressar gratidão, você estará promovendo bem-estar para si e para os outros que receberão as suas palavras e, como resultado, teremos belos sorrisos!


As dicas valiosas acima garantem benefícios para o corpo, mente, emoções e até mesmo para as nossas relações sociais. As práticas simples, associadas com os demais hábitos que costumam nos fazer bem, garantem uma vida mais leve e equilibrada.


Nós somos gratos por ter você aqui no Itu Garden Spa e por fazermos parte dos seus momentos mais especiais!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: