“Manter o corpo hidratado e beber, ao menos, dois litros de água por dia” - esta recomendação se faz presente em nossa vida desde muito cedo, mas, muitas vezes, não temos ideia da dimensão de sua importância. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a função da água na garantia de uma vida mais leve e saudável, além de apresentar algumas dicas para acrescentar na rotina e aproveitar diversos benefícios.


Primeiramente, é válido lembrar que o funcionamento adequado do organismo depende diretamente do consumo de líquidos, sendo indispensável por diversas razões:


💧 Hidratação das células e absorção de nutrientes;

💧 Funcionamento do sistema digestivo;

💧 Filtragem do sangue e eliminação de toxinas;

💧 Melhora dos fluxos sanguíneos e equilíbrio da pressão arterial;

💧 Hidratação da pele;

💧 Otimização das funções cerebrais e desempenho cognitivo.


Além dos principais motivos que citamos acima, o consumo de água também é importante para regular a temperatura corporal, principalmente quando nos exercitamos. A prática de atividades físicas consome, naturalmente, uma quantidade de energia elevada do nosso corpo, e a perda de líquido através do suor, pode causar desidratação e impactar diretamente nas funções vitais e desempenho físico.


Bom, agora que você sabe da importância de priorizar a hidratação, pode se perguntar se apenas o consumo de água mineral é válido para manter a saúde em dia… E a resposta é não! Existem outras formas de diversificar a reposição de líquidos corporais e suprir todas as necessidades do nosso organismo. Vamos conhecer?


Frutas e vegetais


Além de serem ricos em nutrientes, também apresentam uma quantidade significativa de água, auxiliando na hidratação.

Algumas das principais opções são: pepino, tomate, melancia, abacaxi, abobrinha, morango, laranja e melão.


Água de coco 


Contendo sais minerais importantes para o funcionamento do organismo, como potássio e magnésio, além de ser uma opção deliciosa e refrescante, traz diversos benefícios, inclusive para garantir a saúde e a beleza da pele.


Chás


Além de serem ótimos para aquecer os dias mais frios, determinadas combinações também ajudam na eliminação de toxinas e reposição de líquidos e nutrientes no organismo. 

Algumas das principais opções são: hortelã, camomila, erva doce, hibisco, frutas vermelhas e chá verde.


Sucos naturais


Para quem não gosta muito de consumir somente as frutas, a possibilidade de fazer sucos pode parecer bem mais atrativa. Além disso, para potencializar ainda mais os efeitos da hidratação, combinar frutas diferentes pode trazer benefícios ainda mais abrangentes. Quer uma dica especial? Experimente esta receitinha simples:


Ingredientes: 1 xícara de chá de água de coco, 1 maçã picada, 5 morangos picados, 1 colher de sopa de erva doce.

Modo de preparo: No liquidificador, bata a água de coco com as maçãs e os morangos e só depois acrescente a erva-doce. Depois é só aproveitar…


Além de estimular a renovação das células e repor vitaminas, possui ação anti-inflamatória - e é uma delícia!


Bom, apesar de tantas opções saudáveis, é importante lembrar que nenhuma delas substitui 100% a carência do consumo diário de água potável, e apenas funcionam como um complemento à rotina de hidratação. Outra indicação essencial corresponde a analisar as necessidades do próprio corpo e observar atentamente os sinais de desidratação, como o surgimento de problemas circulatórios, retenção de líquidos, constipação e ressecamento da pele.


Gostou das dicas? 

Hidrate-se, a sua saúde agradece! 😉



Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: