Manter o corpo em movimento, através de atividades físicas, é indispensável a uma rotina saudável. Seja indo para academia, praticando esportes, fazendo aulas de dança ou mesmo realizando simples caminhadas, existe uma ação essencial que antecede todas essas atividades, mas que, muitas vezes, passa despercebida: o alongamento.


Existem diversos tipos de alongamento, cada um responsável por atender um objetivo específico do exercício a ser realizado, suprindo as necessidades individuais de cada tipo de corpo. De modo geral, são capazes de preparar e aquecer os músculos, aumentando o desempenho e eliminando tensões.

Para aproveitar todos os benefícios ocasionados pela prática dos alongamentos, é fundamental não realizá-los apenas no período anterior à atividade física - como muitos pensam - sendo indispensável inseri-los também ao final do treino, para evitar possíveis dores.


Para compreender a fundo a importância dessa prática tão simples, separamos alguns benefícios que você poderá aproveitar ao adicionar o alongamento na sua rotina de atividades:


Previne lesões

Aliviando tensões, aquecendo os músculos e melhorando a circulação sanguínea, a prática reduz o risco de desequilíbrios musculares, aumentando a amplitude de movimentos, a fim de evitar distensões e dores profundas, durante e após a realização das atividades.


Melhora a flexibilidade

Músculos tensos interferem diretamente na flexibilidade e nos movimentos realizados, e o alongamento age diretamente nesse ponto. As articulações também saem favorecidas, permitindo a melhora de sua mobilidade, tanto para o desempenho esportivo, quanto para atividades simples do dia a dia.


Melhora a circulação sanguínea

Os alongamentos permitem o aumento do fluxo sanguíneo para diversas áreas do corpo, ajudando a fornecer nutrientes e oxigênio para os músculos, além de promover sua recuperação e funcionamento adequado.


Consciência corporal

A capacidade de perceber seus limites e compreender o seu desempenho, também é contemplada pelo alongamento. Esse fator permite o aprimoramento de técnicas e exercícios, corrigindo padrões de movimentos inadequados.


Exercícios mais leves

A prática de atividades físicas deve ser considerada prazerosa e não motivo de pura obrigação. O alongamento realizado antes e depois, permite que o seu corpo fique mais relaxado, promovendo uma sensação geral de bem-estar. 


Melhora a postura

Os músculos da costa, pescoço e ombros são contemplados ao alongar o corpo, corrigindo a postura a fim de evitar desequilíbrios e dores causadas por tensões. Além disso, promove a melhora da respiração ao longo de toda a rotina.


Apesar do nosso artigo ser focado exclusivamente no universo das atividades físicas, é importante destacar que as técnicas de alongamento podem ser inseridas no dia a dia de qualquer pessoa, com o objetivo de aliviar tensões e relaxar profundamente. A Yoga é um exemplo perfeito disso.


Outra dica indispensável, corresponde a respeitar os limites do próprio corpo e não forçá-lo durante o alongamento. Contar com a consultoria de um profissional para descobrir soluções personalizadas, de acordo com o seu condicionamento físico, é fundamental para aproveitar todos os benefícios da prática, em segurança.


Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: