Quando nos alimentamos, desencadeamos uma série de reações em nosso organismo, todas voltadas para atender às necessidades energéticas e estruturais do corpo. Esse complexo conjunto de processos, é conhecido como metabolismo, uma engrenagem fundamental que orquestra a regulação de uma variedade de funções corporais essenciais.


A escolha dos alimentos e a vivência de uma rotina saudável, impactam diretamente na nossa qualidade de vida, inclusive no funcionamento do metabolismo. Determinadas escolhas alimentares apresentam maior dificuldade de serem metabolizadas pelo nosso corpo, enquanto outras, podem acelerar ou otimizar esse processo. Por isso, é fundamental compreender como alguns alimentos podem influenciar positivamente, impulsionando nossa saúde de maneira significativa e favorecendo, inclusive, o emagrecimento.


No artigo de hoje, você conhece 5 opções que contribuem para a aceleração do metabolismo, para incorporar à sua dieta e aproveitar todos os benefícios!


Abacate

Apesar de muitas pessoas evitarem o consumo da fruta por medo do alto valor calórico, isso deixa de ser um problema quando observamos seus benefícios e priorizamos um consumo equilibrado. Rico em gorduras boas e diversas vitaminas essenciais ao organismo, seu consumo acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Aumentando a sensação de saciedade, ao mesmo tempo que representa uma opção com pouca quantidade de carboidrato, fica fácil saber porque a fruta não pode faltar em uma dieta equilibrada.


Atum

Estimula a produção de leptina, um hormônio associado à sensação de saciedade, o que significa que o alimento pode ajudar a controlar o apetite de forma natural. Além disso, como é rico em ômega 3 e uma ótima fonte de proteína, a digestão e assimilação dos nutrientes exigem mais energia do corpo, o que resulta em um aumento no gasto calórico, transformando comida em energia.


Brócolis

Rico em vitamina C e apresentando propriedades antioxidantes, o brócolis representa um dos alimentos mais completos para quem deseja fortalecer a saúde do sistema imunológico e promover um metabolismo eficaz. Além disso, suas fibras desempenham um papel fundamental na manutenção da regularidade intestinal, contribuindo para uma digestão saudável.


Chá Verde

Rico em substâncias que aumentam o desempenho do metabolismo, consumi-lo, na medida certa, favorece o emagrecimento. Além disso, seu efeito diurético promove a eliminação da retenção de líquidos.


Especiarias

Esses ingredientes aromáticos e coloridos são repletos de compostos bioativos, como antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico e acelerar o metabolismo. Canela, gengibre e pimenta-do-reino são opções que merecem destaque na dieta e garantem diversos benefícios.


Agora que você conheceu alguns dos principais alimentos que aceleram o metabolismo, é importante mencionar que, assim como cada corpo é único, o funcionamento do sistema metabólico também é. Às vezes, alguns alimentos apresentam resultados extremamente positivos para determinadas pessoas, enquanto que para outras, nem tanto. Nesse sentido, é super válido lembrar que o acompanhamento com nutricionista é essencial. Um profissional de nutrição pode oferecer orientação personalizada, levando em consideração suas necessidades individuais, metas e possíveis restrições. Além disso, a combinação de diferentes alimentos e a criação de um plano alimentar equilibrado, são aspectos fundamentais para obter os benefícios desejados.


Agora que você aprendeu essas dicas, temos um convite especial para fazer: Que tal conhecer nosso programa de reeducação alimentar, que promove mudanças importantes em seus hábitos?

Aqui, você encontra:

Avaliação e orientação nutricional

Acompanhamento com nutricionista

Cardápio leve e saboroso

Pratos preparados por um chef de cozinha

Cuidamos da sua alimentação de forma eficaz. Aproveite a oportunidade de ter mais qualidade de vida!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: