A correria do dia a dia interfere diretamente em nossos hábitos alimentares. Infelizmente, torna-se comum a realização de refeições pouco saudáveis e nutritivas, mas não para por aí. Muitas vezes, comemos rapidamente e esse comportamento pode trazer problemas ao sistema digestivo, bem como interferir na sensação de saciedade, ocasionando no consumo excessivo de alimentos. 


O impacto negativo na saúde e no bem-estar pode ser visto tanto em curto, quanto em médio ou longo prazo, resultando em doenças físicas e problemas de ordem psicológica. Assim, em meio à necessidade de cuidado sobre o assunto, desenvolveu-se uma técnica simples, que preza pelo chamado “comer consciente”, incluindo hábitos mais saudáveis em nossa relação com a comida. 


Conheça o Mindful Eating e seus benefícios!


Basicamente, a técnica consiste em despertar a atenção plena enquanto nos alimentamos, estabelecendo a conexão necessária entre corpo, mente e alimentos. Trata-se de ter consciência do momento e todos os fatores que o envolvem, abandonando as pressões externas. 


À primeira vista, pode parecer algo sem importância, mas traz benefícios reais, desempenhando um papel fundamental ao ser executada em cada refeição. Confira abaixo!


1 - Maior prazer ao comer

Se alimentando com mais calma e sem pressa, você sente melhor o sabor de cada alimento. Se quiser expandir a experiência, pode também cozinhar, selecionar cuidadosamente cada ingrediente. São etapas que acrescentam mais prazer ao ato de comer.


Além disso, você saberá exatamente o que está ingerindo


2 - Foco pleno na refeição

Quantas vezes, ao almoçar ou jantar, você ficou pensando em coisas que precisava resolver no trabalho ou tarefas domésticas que teria que fazer ao longo da semana? Ao praticar o Mindful Eating, você mantém a atenção no que realmente importa naquele momento: a refeição que está realizando.


A partir disso, você pode expandir essa atenção direcionada para outras situações do seu dia a dia.


3 - Um momento só seu

Fale a verdade: ao longo do seu dia, quantos são os momentos em que você realmente pode dedicar para si? Sem precisar responder mensagens, dirigir ou se preocupar com algo? Provavelmente poucos, né?


Colocando o Mindful Eating em prática, suas refeições podem ser esses momentos que você precisa e que andam tão escassos. São alguns minutos valiosos que você terá para refletir enquanto aprecia uma refeição saborosa.


4 - Se conheça melhor

O que é fome de verdade e o que é vontade de comer? Quais alimentos você realmente gosta e quais você come só por impulso? Ao prestar mais atenção em suas refeições, é possível se conhecer e conhecer seus gostos mais a fundo.


Mesmo na hora de comer, um pouco de autoconhecimento é uma ótima adição ao cardápio.


Como posso começar a praticá-lo?

Colocar o Mindful Eating em prática é bastante simples e sem muitos segredos. Confira o passo a passo abaixo:


  • Encontre um lugar calmo para fazer a sua refeição 
  • Acomode-se confortavelmente na cadeira
  • Mantenha distância de aparelhos eletrônicos, como celulares ou televisões
  • Reflita por alguns instantes. Esse ato irá te ajudar a se desligar de outras preocupações
  • Concentre-se em cada bocado, nos sabores proporcionados por eles, nas texturas. Esse é o momento de apreciar aquele prato que você tanto adora.


Tá vendo como até mesmo uma boa refeição pode ficar ainda mais gostosa? Praticando o Mindful Eating no almoço, no jantar e até naqueles lanchinhos ao longo do dia, você aumenta a sua capacidade de se focar naquilo que realmente importa.

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: