A correria do dia a dia e os novos padrões de vida têm afastado o ser humano do contato com a natureza. Esse distanciamento pode muitas vezes passar despercebido pelas pessoas, que deixam de aproveitar os benefícios desta relação, ou que nem sequer fazem ideia da sua importância.


Há uma infinidade de pesquisas, principalmente na área da neurociência, que reafirmam o poder do meio ambiente na manutenção da saúde. O renomado Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS), dos EUA, estuda os efeitos da natureza na saúde humana, e os resultados de uma pesquisa foi surpreendente: a taxa de mortalidade por causas não acidentais de mulheres que moravam ou tinham maior contato com área verdes, era 12% menor, em comparação com mulheres que viviam em centros urbanos, menos arborizados. Esta análise foi realizada com mais de 108 mil entrevistadas, que foram acompanhadas por quase uma década de estudo. Por meio desta, foi possível observar resultados positivos com relação à queda na taxa de mortalidade por doenças específicas, como câncer e problemas respiratórios.

Mas engana-se quem pensa que a natureza favorece apenas os órgãos ligados à saúde física, como por exemplo os pulmões, ao ter contato com um ar mais puro. Para a nossa sorte, os benefícios vão mais além: a saúde mental é beneficiada de muitas formas diferentes!


A rotina intensa do dia a dia interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, e é a partir deste momento, que nos encontramos mais desmotivados, menos produtivos e consequentemente menos felizes. Todos esses sentimentos impactam diretamente em nosso desempenho no trabalho, nos estudos e nas relações, ocasionando em elevados casos de depressão, ansiedade e demais transtornos mentais. Em meio a tantas adversidades, de que forma algo tão simples, como ter contato com a natureza,  pode nos ajudar? 


Especialistas pontuam os seguintes benefícios:


  • Redução da fadiga mental e emocional;
  • Recuperação do estresse ocasionado por diversos fatores;
  • Liberação de serotonina;
  • Corpo em movimento com a possibilidade de caminhar ou realizar atividades físicas prazerosas;
  • Estímulo da criatividade e melhora nas funções cognitivas;
  • Ajuda em processos de cura: tanto da dor física, quanto da dor emocional;
  • Favorece a concentração e exercita a memória;
  • Melhora dos sintomas de doenças neurológicas como alzheimer e demência;
  • Permite o contato com a luz solar, elevando os índices de Vitamina D.
  • e muitos outros…


Mas a questão é: como posso começar a usufruir de todo esse bem-estar?

A resposta é simples: você deve incorporar atitudes e práticas fáceis à sua rotina. Pensando nisso, separamos dicas essenciais:


Adote algumas plantinhas

O simples fato de ter plantas ou uma horta em casa, permite que a natureza esteja 100% presente no seu cotidiano, mesmo em dias mais corridos. Ainda que em espaços pequenos, existem variadas opções que se adequam à sua realidade.


Yoga ao ar livre

A prática proporciona o equilíbrio entre corpo e mente com técnicas de respiração e postura. Os seus benefícios se intensificam se realizada na natureza, sendo extremamente mais agradável e prazeroso, além de favorecer a meditação.


Caminhar é preciso!

Além de nos proteger de doenças cardiovasculares e auxiliar no emagrecimento, a caminhada renova os índices de serotonina do nosso corpo. Ela é responsável por tornar a nossa mente mais saudável, diminuindo a nossa indisposição e ajudando a nos recuperarmos do estresse acumulado no dia a dia. 


Pratique esportes

Uma ótima forma de manter o corpo e a mente em movimento. São diversas opções que podem ser escolhidas de acordo com o que você mais gosta: ciclismo, vôlei, tênis, corrida e muitas outras atividades!


Conheça lugares mais verdes

Sair da rotina aos finais de semana é uma ótima opção para pessoas com uma rotina intensa. Visitar espaços cercados de natureza proporciona uma sensação de bem-estar e permite que momentos sejam compartilhados ao lado de quem você ama, podendo até incluir os nossos queridos pets.

 

Viu só como é fácil se sentir bem? Ter a natureza como a nossa aliada é fundamental para que isso aconteça!


Seja para respirar um ar mais puro e observar belas paisagens ou até mesmo cuidar do corpo com acompanhamento nutricional, desfrutando de massagens relaxantes, nós estamos aqui por você. O Itu Garden Spa fica localizado a apenas 100 KM de São Paulo e pode te ajudar nesse momento de pausa proporcionando experiências inesquecíveis!



Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: