A correria do dia a dia, muitas vezes, nos tira a atenção de cuidados importantes com o nosso corpo e a nossa mente, abrindo espaço para inseguranças e impactando diretamente na qualidade de vida. Olhar para dentro e não apenas levar em consideração o que vemos no espelho, de modo superficial, corresponde a um exercício que deve ser praticado todos os dias.


Autoestima e bem-estar andam lado a lado, e precisam estar em harmonia, para que possamos aproveitar uma vida mais leve e equilibrada. Quando nos sentimos bem com quem somos, passar por problemas e superar desafios se torna uma tarefa mais amena, pois temos a certeza de que somos capacitados para enfrentar qualquer obstáculo.

Na teoria pode até parecer fácil, né? Mas sabemos que a realidade envolve diversos fatores que impactam negativamente nesse equilíbrio. Então, com o objetivo de nos aprofundarmos no assunto, nada melhor do que dar um passo para trás e compreender os três principais motivos que podem afetar a nossa autoestima e assim combatê-los com todas as forças. Vamos conferir!


- Pressões estéticas

Muitas vezes, de modo inconsciente, nos sentimos pressionados a seguir padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. É muito comum olhar as redes sociais, encontrar fotos de outras pessoas e fazer comparações com o nosso corpo, aparência e estilo de vida. Este hábito é um dos principais inimigos de uma boa autoestima, envolvendo, inclusive, a nossa saúde física e mental. 

- Falta de autoconfiança

O problema pode surgir por diversos motivos: experiências negativas, traumas, medos, perfeccionismo, crenças limitantes e muitos outros. Perder a confiança em si mesmo, impacta diretamente na forma que nos valorizamos e nos relacionamos com o mundo, sendo fundamental identificar as razões, para combatê-las, e sentirmos segurança em nosso dia a dia.


- Desmotivação e pensamentos negativos

Quando a saúde mental se encontra comprometida, o desânimo se torna parte da rotina, influenciando na forma como enxergamos as situações e reconhecemos o nosso valor. Além disso, acabamos negligenciando naturalmente os cuidados com a aparência e a saúde física, levando a um ciclo negativo que afeta o bem-estar e a qualidade de vida.


Bom, agora que entendemos um pouco melhor as raízes do problema, chegou a hora de tratá-las. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você!


✨ Autoconhecimento é a chave

Tirar um tempo para se conhecer melhor, é o primeiro passo para superar qualquer desafio, principalmente quando o assunto é autoestima. Saber identificar seus pontos fortes, suas conquistas e princípios, é fundamental para poder definir o que te faz bem e apostar mais nesses hábitos. Aceitar defeitos e saber reconhecer pontos que são possíveis de mudança, também é importante.


✨ Cultive relacionamentos saudáveis

Ter ao lado pessoas que não nos acrescentam em nada e, por algum motivo, nos fazem mal, também impacta na forma como nos sentimos. Apostar em amizades ou qualquer outro tipo de relação que apoia, respeita e valoriza quem você é, pode ajudar muito.


✨ Defina metas alcançáveis

Definir metas é extremamente saudável… Quando não exageramos na dose!

É muito comum estabelecer objetivos que, ao invés de nos motivar, acabam desmotivando ainda mais, e aí que entra novamente o autoconhecimento. Reconhecer os próprios limites, nos ajuda a buscar resultados alinhados à nossa realidade, deixando qualquer processo de mudança mais leve e sem pressões. 


✨Descubra hábitos revigorantes

Simples atitudes podem fazer muita diferença quando inseridas na rotina. Separar um tempinho da semana para cuidar dos cabelos, fazer as unhas e até comprar umas roupas novas, para repaginar o visual, ajudam a manter a autoestima em dia. Mas se engana quem pensa que se trata apenas de estética e beleza. Descobrir hobbies, praticar esportes, meditar, ouvir música e tantas outras coisas também podem agir diretamente no bem-estar.


Saber valorizar cada passo da sua própria caminhada e priorizar tudo aquilo que te faz bem, é a fórmula de sucesso para se conquistar a autoestima dos sonhos. Além disso, por mais intensa que seja a sua rotina, se presentear com um tempo só para você é essencial para colher os frutos de uma vida equilibrada.


Se está em busca de viver uma experiência capaz de renovar todas as suas energias e proporcionar uma conexão única com o seu bem-estar interior, pode contar conosco. Aqui, no Itu Garden Spa, apresentamos a estrutura completa para garantir serviços nas áreas de estética, fitness e até mesmo reeducação alimentar. Mas não para por aí: estamos localizados em um cenário de paisagens naturais belíssimas que esbanjam paz e tranquilidade. 


Quer saber mais? Entre em contato e prepare-se para dias incríveis!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: