Muito provavelmente, você tem uma, ou mais, cabeças de alho em sua cozinha, não é? Mais do que um tempero, ou um recurso utilizado nas histórias de fantasia para afastar vampiros, o olho é um aliado e tanto para a manutenção da nossa saúde. Confira os principais benefícios de consumi-lo regularmente em suas refeições!

Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma, como a prevenção de resfriados e o aumento do metabolismo. Considerado um antibiótico natural, esta planta possui propriedades que, consumidas da maneira correta, ajudam a eliminar diversas infecções.

Popular e acessível, o alho é indispensável na sua dieta!

Por ser de fácil acesso e preço popular, é muito simples introduzir o alimento na dieta e usufruir de suas vitaminas e minerais. No entanto, vale ressaltar que o cozimento em temperaturas acima de 60 °C destrói a alicina, reduzindo significativamente os benefícios do alho. O ideal é utilizar a opção de salpicar o alho sobre a salada ou então adicioná-lo a receitas cozidas tão logo elas tenham saído do fogo.

Você sabia?

Ao longo da história antiga, o principal uso do alho foi devido às suas propriedades medicinais. Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.

Além disso, a maioria dos benefícios do alho para a saúde se dá por conta da presença de compostos de enxofre formados quando um dente de alho é picado, esmagado ou mastigado. Entretanto, esses compostos também são os responsáveis pelo mau hálito.

Aumenta a imunidade

Consumir uma porção de 100g por dia ajuda bastante o sistema imunológico. O alho tem importantes funções protetoras por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos.

Rico em Alicina: Combate vírus, fungos, bactérias e protege o coração

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que oferece ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Contudo, uma pesquisa brasileira descobriu que este composto também pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

Previne o câncer de cólon

Após investigar 1,6 mil pessoas de idades e sexos diferentes, pesquisadores do First Hospital of China Medical University publicaram na revista científica Asia-Pacific Journal of Clinical Oncology os resultados de uma pesquisa que revelou que adultos que comeram mais alho tiveram 79% menos chances de desenvolver câncer colorretal do que aqueles que consumiram quantidade menor de alho. 

-

Quer ter mais saúde reeducando a sua alimentação com orientação profissional e sem estresse? O Itu Garden pode te ajudar a ter bem-estar e uma vida saudável com nossos diversos programas que oferecem dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: