Para começo de conversa, é importante destacar que não existem alimentos que promovem uma limpeza imediata no organismo e nem detox milagroso.


A desintoxicação, ou seja, a eliminação das impurezas acumuladas pelo organismo, é uma função realizada por órgãos como os rins e o fígado.


O que podemos fazer é contribuir com esses órgãos, nesse processo de detox, reduzindo o consumo de alimentos pesados e de difícil digestão.


Desta forma, após exagerar na alimentação, vale consumir frutas, vegetais e líquidos, como o chá verde, o chá branco e o chá de gengibre, por exemplo, que, além de serem leves, apresentam efeito diurético e auxiliam no funcionamento dos rins e do fígado.  


E por falar em exageros, o ideal é não ingerir bebidas alcoólicas, que são extremamente nocivas à saúde. Porém, se for consumir, é melhor que seja de forma moderada e alternando com a ingestão de alimentos e de água. Mas se mesmo assim houver exagero, descanse e hidrate o corpo com água, sucos naturais e água de coco.


Para contribuir com o processo de desintoxicação, pode-se consumir abacaxi, lichia, uva e ameixa. A lichia é rica em vitamina C, fortalece a imunidade, combate os radicais livres, contém cálcio, potássio e ação antioxidante; a ameixa é fonte de fibras, contém vitamina K e ação antioxidante. Já o abacaxi e a uva rubi têm vitamina C e fortalecem o sistema imunológico. A uva é fonte de resveratrol e o abacaxi possui bromelina, uma enzima natural que auxilia na digestão.


Além de tudo isso, veja algumas atitudes que podem te ajudar a reequilibrar o organismo de maneira natural.


- Tome bastante água, numa quantidade que deixe a urina numa tonalidade bem clara;

- Coma de 2 a 3 frutas ao dia;

- No almoço e no jantar, aumente a quantidade de consumo de vegetais crus;

- Opte por carnes cozidas ou assadas (que são fontes de proteínas magras), sem pele e gordura;

- Não consuma alimentos compostos por açúcar, adoçantes artificiais e corantes;

- Evite alimentos industrializados, bem como enlatados, embutidos, refeições congeladas, fast food, temperos prontos etc.


As dicas acima ajudam no reequilíbrio do organismo. Porém, para mantê-lo equilibrado em longo prazo e adotar uma boa qualidade de vida, é necessário fazer uma mudança completa dos hábitos alimentares, além de praticar atividades físicas, sempre com o acompanhamento profissional, é claro!


Essas medidas levarão a uma redução saudável de peso, de forma sustentável, auxiliando até mesmo no sono, na disposição, na concentração, na liberação de hormônios, como serotonina e dopamina, e na prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade e depressão.


Se, além de reequilibrar o organismo, você tem o objetivo de perder peso com saúde, bem-estar e sem estresse, o Itu Garden SPA & Resort Saudável pode te ajudar!


Conheça o nosso Programa de Perda de Peso que oferece a orientação de profissionais especializados no seu caso, além de dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!

Ultimas do Blog

O que é Office Spa e quais são seus benefícios?
O trabalho na modalidade home office tem ganhado cada vez mais espaço, após a pandemia de Covid-19. Diversas pessoas deixaram o escritório para trabalhar em casa, isoladas do convívio social e enc...
Ler mais
Sinais que comprovam: você precisa agendar um Day Spa!
Neste artigo, você identifica os principais sinais que indicam a necessidade de um dia no spa para recarregar as energias e restaurar o equilíbrio.Você já se sentiu esgotado, estressado e sobrecar...
Ler mais
Técnicas para reduzir o estresse em poucos minutos
Neste artigo, você descobre técnicas simples e eficazes para te ajudar a manter o equilíbrio, nos momentos em que mais precisa. Clique para saber mais!Não tem jeito: o estresse e a ansiedade se to...
Ler mais

Nossos parceiros: