O crescente número de casos de doenças e transtornos mentais é um dos motivos pelo qual a saúde mental requer cada vez mais atenção nos dias de hoje. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 18,6 milhões de brasileiros apresentam sintomas de ansiedade. A previsão da entidade é que até 2030 a depressão será a doença mais comum no mundo.
A Síndrome de Burnout (distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema), assim como crises de estresse, pânico, ansiedade, entre outras, muitas vezes são desencadeadas pela rotina agitada que divide o tempo das pessoas entre os afazeres do lar, trabalho, estudos, filhos, e por aí vai.
Se você tem um cotidiano estressante e quer melhorar a sua qualidade de vida, saiba que existem técnicas de relaxamento que podem te ajudar a passar pelos momentos difíceis da sua rotina. Lembrando que o acompanhamento médico e psicológico não deve ser descartado de maneira alguma.
Confira quais os principais hábitos e técnicas para você agregar hoje mesmo no seu dia a dia para viver mais e melhor com bem-estar. Vamos lá!
Praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas também contribui para o relaxamento, tanto do corpo quanto da mente. Isso porque quando fazemos exercícios, nosso organismo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e, consequentemente, relaxa nosso corpo e nossa mente.
Meditação
Presente em diversas culturas, a meditação é uma prática milenar e recentemente passou a ser recomendada como recurso para promover o equilíbrio e o bem-estar. Existem vários tipos e técnicas de meditação, entre elas: guiada, não guiada, mindfulness, Ho'oponopono, entre outras.
Respiração diafragmática
Você já notou que quando estamos estressados ou ansiosos nossa respiração fica acelerada? Isso porque quando somos submetidos a situações de tensão nosso corpo necessita de mais oxigênio. Para desacelerarmos, é necessário suprir o organismo com o volume de ar adequado, realizando entre 5 e 10 inspirações e expirações abdominais, a partir do diafragma.
Relaxamento muscular progressivo
Como o próprio nome sugere, essa técnica consiste no relaxamento muscular de forma progressiva, através de breves exercícios de tensão e de relaxamento, iniciando pelos músculos da cabeça, rosto, até os pés.
Contato com a natureza
Pisar descalço na grama, na areia ou na terra também pode ser reconfortante. Além disso, se expor ao sol, olhar para a luz solar alguns minutos do dia, é extremamente importante e aumenta a liberação de melatonina à noite.
Quais nutrientes ajudam a relaxar o corpo e a mente?
Além das técnicas de relaxamento, uma alimentação equilibrada também auxilia a combater o estresse e aliviar a ansiedade. Para isso, é recomendado evitar alimentos que sobrecarregam as glândulas supra-renais – que ajudam na regulação do organismo ao estresse – como o álcool, a cafeína e o açúcar.
-
O Itu Garden pode te ajudar a ter bem-estar e uma vida saudável com nossos diversos programas que oferecem dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!