Para se aquecer no inverno o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, o que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas, como alimentos mais gordurosos e chocolates, por exemplo.
No entanto, o clima frio é uma ótima oportunidade para variar o cardápio e manter uma alimentação saudável mesmo no inverno, até porque, nesta época as doenças respiratórias e viroses tendem a aumentar entre a população e você precisa estar com a sua saúde e imunidade em dia para evitar ou reduzir os danos dessas enfermidades.
Ainda, é importante ressaltarmos que os pratos mais pesados podem nos deixar mais cansados, já que o corpo acaba tendo que gastar muita energia de uma só vez para fazer a digestão. Com isso, são dois gastos de energia: o para se aquecer e o para digerir.
Mas não é só a digestão que afeta a nossa falta de energia no frio, o tempo nublado, típico dessa estação também pode causar a sensação de preguiça ou tristeza. Por isso, os especialistas alertam para além da alimentação saudável, a manutenção de boas noites de sono e a prática regular de exercícios são fundamentais para termos bem-estar no inverno.
Confira algumas dicas para manter a alimentação balanceada no inverno:
1 - Varie nas sopas
Caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados. Use produtos integrais para aumentar a sensação de saciedade, e combine vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.
2 - Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições
Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são os alimentos oleaginosos, ricos em nutrientes que auxiliam no controle do nível do colesterol. Grãos e sementes como a chia e a linhaça podem ser adicionados sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas tornando sua refeição mais saudável e nutritiva.
3 - Tenha opções práticas à mão
Que o friozinho dá preguiça, todo mundo sabe. Por isso, uma ótima estratégia que ajuda a comer bem mesmo nos dias mais gelados, é contar com opções práticas e saudáveis à mão, como os lanches naturais, por exemplo.
4 - Consuma alimentos amigos da imunidade
No inverno, os casos de gripes e resfriados costumam aumentar. Por isso, nada melhor que dar aquela ajuda ao sistema imunológico por meio da alimentação, ajudando e prevenir esse tipo de doença. Entre eles: alho, gengibre, frutas cítricas, brócolis, própolis, salmão, iogurte natural, linhaça, cúrcuma, entre outros.
5 - Hidrate-se sempre
Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui a necessidade de se manter hidratado.
-
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nosso blog e clique aqui para conferir os nossos pacotes especiais para manter a sua saúde física e mental sempre em dia!