Reservas online

Açúcar: O vilão das dietas em todo o mundo

Abril 2023 Categorias: Dicas

As pesquisas mostram, cada vez mais, a ingestão excessiva e frequente de açúcar como uma das principais causas da obesidade, do diabetes, das doenças cardiovasculares e até mesmo do câncer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a média de consumo de açúcares deve ser de, no máximo, 10% das calorias diárias. Se for possível reduzir para 5%, melhor!

No cafezinho que as pessoas tomam diariamente, o açúcar branco ainda é muito utilizado. Pode até ser que substituam por outro tipo de açúcar, porém, é comum que não saibam quais são as diferenças entre eles e qual a melhor forma de utilizá-los.

Vale destacar que o açúcar pode estar escondido em vários alimentos que a gente nem imagina, como molhos prontos para salada, biscoitos salgados, pães, massas, salgadinhos, bebidas energéticas, etc. Sem contar os alimentos industrializados, em que o açúcar aparece com nomes diferentes, como: maltodextrina, cana-de-açúcar evaporada, açúcar invertido e xarope de milho, por exemplo. Por isso, é preciso sempre ficar de olho na composição do alimento que está sendo ingerido e no quantitativo de açúcares.

É importante lembrar, também, que o açúcar e as substâncias adoçantes são viciantes. Aliás, neste caso podemos citar os refrigerantes. Em uma lata, a pessoa está ingerindo cerca de 10 colheres de chá de açúcar, sem nenhum valor nutricional. Em 20 minutos, essa quantidade cai na corrente sanguínea, que força a liberação de insulina pelo pâncreas. O fígado, órgão responsável por metabolizar os nutrientes e toxinas, fica sobrecarregado e o órgão começa a armazenar esse açúcar em forma de gordura.

Existem variados tipos de açúcar no mercado. Vamos conhecer alguns deles e suas composições?

Refinado

Este é o açúcar branco com grãos finos e irregulares, o mais conhecido e disponível. Ele passa pelo processo de refinamento com aditivos químicos para ficar branquinho. É considerado uma caloria vazia, pelo fato de reter todas as vitaminas e sais minerais.

Cristal

Ideal para preparo de doces. É um açúcar com cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados. Passa apenas por um processo de refinamento. Porém, não apresenta vantagens em relação às vitaminas e sais minerais.

Coco

É um açúcar leve, nutritivo e com menor teor calórico. Não passa pelo processo de refinamento. Ele é rico em vitaminas e minerais e pode ser consumido por diabéticos, graças ao seu baixo índice glicêmico.

Mascavo

Terroso, escuro e úmido, ele é extraído depois do cozimento do caldo de cana. Não passa pelo processo de refinamento. Por isso, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. No entanto, esse tipo de açúcar pode desagradar alguns paladares, por apresentar um gosto forte, semelhante à sua matéria-prima.

Demerara

Possui a coloração mais clara que o mascavo. Passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e mantém os teores minerais da cana-de-açúcar.

Desta forma, quem deseja ter uma alimentação mais saudável, é válido trocar alguns açúcares por adoçantes naturais, como: stevia, frutas secas, mel, purê de maçã, óleo de coco, agave, chocolate amargo, canela e pasta de amendoim.

Vale lembrar que, quando o assunto é reeducação alimentar, é fundamental o acompanhamento de profissionais habilitados. Para perder peso com saúde, bem-estar e sem estresse, o Itu Garden SPA & Resort Saudável pode te ajudar!

Conheça o nosso Programa de Perda de Peso que oferece a orientação de profissionais especializados no seu caso, além de dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas.

Atendimento via WhatsApp (11) 99706-9172