Alimentos aliados da beleza para cabelos e pele
Não são só os cosméticos e procedimentos estéticos que mantêm a beleza dos cabelos, unhas e pele. Enquanto alguns alimentos têm o potencial de tirar o brilho da sua beleza, existem pequenos ajustes nutricionais que você pode realizar para renová-la. Entre os nutrientes que não podem faltar na alimentação estão o betacaroteno, licopeno, cálcio e colágeno.
Para ter fios mais sedosos
Fios sedosos dependem da presença de certos nutrientes no menu diário. Nesse quesito, destacam-se os minerais: cálcio, ferro e zinco. No caso do déficit de ferro especificamente, mesmo na ausência de anemia, está associado à queda difusa de fios e a unhas quebradiças. Entre os alimentos que contém esses minerais estão: cenoura, leite, aveia, iogurte, salmão, castanha-do-pará, laranja, espinafre.
Há indícios também da relevância do silício no crescimento dos fios, uma vez que ele ajuda a sintetizar o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Sendo muito importante para a regeneração de tecidos, como a pele, e para a saúde dos ossos e articulações.
Para uma pele radiante
Segundo pesquisas do Dessau Medical Center, na Alemanha, existem diversos fatores benéficos em uma dieta que inclua pratos coloridos, justamente por causa do carotenoide, pigmentação que dá tons de amarelo ao vermelho nas frutas e vegetais, o qual é essencial para uma pele bonita.
Assim como o carotenoide, o betacaroteno também se destaca quando o assunto é beleza. Ele colabora com a formação de melanina, substância associada à coloração e responsável pelo tom bronzeado. Já o licopeno, encontrado em tomates e pitangas, atua como fotoprotetor, já que contribui para uma maior resistência da pele, quando exposta à radiação solar. E o flavonoide, encontrado em frutas roxas como uvas e jabuticabas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a combater o envelhecimento precoce.
Vitamina C e colágeno para que te quero!
Embora a genética ajude a acelerar ou frear a velocidade desse processo, os bons hábitos, inclusive à mesa, é que vão ditar as regras e dar aquele empurrãozinho para que se mantenham níveis satisfatórios de colágeno no corpo.
De acordo com estudos recentes, a vitamina c presente nos frutos cítricos, além de ser um potente antioxidante, também é essencial para a formação das fibras colágenas.
Comentários