Muitas pessoas se sentem desencorajadas em começar a prática de exercícios devido à ideia de que a rotina de atividades físicas demandaria muito esforço físico e mental, e que por esse motivo manter a disciplina para realizá-las seria muito cansativo e enfadonho. Mas, calma! Seus treinos podem ser muito mais prazerosos do que você imagina, e nós vamos te provar isso.

 

Durante o treino, nosso corpo sofre uma série de transformações que contribuem para além de nossa aparência física. A liberação de hormônios é um dos efeitos do exercício físico, e provoca impacto direto em nossa saúde fisiológica e psicológica. Isso porque, durante a atividade física, nosso organismo começa a trabalhar em conjunto, por meio dos hormônios e da força física e mental, para que possamos realizar o treino.

 

Mas, o que são os hormônios?

 

Hormônios são substâncias químicas fabricadas por nosso sistema endócrino, que têm grande importância para o funcionamento do corpo, regulando processos como fome, sono e crescimento, entre outros.

 

Eles podem ser fabricados rotineiramente por glândulas e neurônios especializados, assim como durante a prática de exercícios físicos.

 

Bem-estar garantido!

 

Com isso, podemos observar a importância da prática constante de atividade física para a manutenção do nosso bem-estar, ela é responsável por causar inúmeros benefícios em nossa vida, como a melhora do humor, da memória e da concentração. Pessoas que sofrem de estresse também podem fazer da atividade física sua grande aliada.

 

Continue aqui e descubra quais são os tipos e benefícios dos hormônios liberados durante o seu treino. Confira!

 

1. Noradrenalina

 

Também conhecida como norepinefrina, a noradrenalina é produzida pelas glândulas suprarrenais. Junto com a serotonina, ela influencia na taxa metabólica, na liberação de ácidos graxos no sangue, no humor, na concentração e na memória.

 

2. Serotonina

 

Assim como a endorfina, a serotonina proporciona uma sensação de bem-estar. É produzida durante o treino e continua agindo depois dele, atuando no humor, no sono, no apetite e até no desejo sexual.

 

Também interfere na produção do GH, conhecido como hormônio do crescimento, caso seu nível esteja baixo no organismo. Se você sentir uma sensação boa imediatamente após se exercitar, agradeça à serotonina.

 

3. GH

 

O GH é responsável pelo crescimento físico do corpo humano e pela multiplicação das células. Por isso, é conhecido como hormônio do crescimento.

 

É ele quem vai aumentar seus músculos em um treino de hipertrofia, por exemplo. É também um potente agente anabólico, que estimula a lipólise (queima da gordura) e o aumento da massa magra.

 

4. Endorfina

 

Já bastante conhecida pelos praticantes de atividades físicas, a endorfina promove a sensação de bem-estar e recompensa, assim como a serotonina. Por esse motivo, é conhecida como um dos hormônios da felicidade.

 

Ela promove aquela sensação boa de alívio e relaxamento que você sente após treinar, e seu efeito continua sendo sentido mesmo após a prática. Tendo também efeito antienvelhecimento, melhora a memória, aumenta a capacidade de concentração, auxilia no funcionamento do intestino, auxilia na queima de calorias e reduz o colesterol.

 

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No entanto, um treino deve ser feito de maneira adequada, com o auxílio e a prescrição de um profissional que irá indicar a quantidade, o tipo e o tempo do seu treino de modo a alcançar resultados hormonais assertivos para melhores efeitos fisiológicos e psicológicos.

 

E para isso, você pode contar com a equipe de especialistas do Itu Garden que irá te acompanhar durante toda a sua trajetória pela transformação saudável do seu corpo e de sua mente. Clique aqui e saiba mais!



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