Mindful Eating: uma forma consciente de nutrir o corpo e a mente
A correria do dia a dia interfere diretamente em nossos hábitos alimentares. Infelizmente, torna-se comum a realização de refeições pouco saudáveis e nutritivas, mas não para por aí. Muitas vezes, comemos rapidamente e esse comportamento pode trazer problemas ao sistema digestivo, bem como interferir na sensação de saciedade, ocasionando no consumo excessivo de alimentos.
O impacto negativo na saúde e no bem-estar pode ser visto tanto em curto, quanto em médio ou longo prazo, resultando em doenças físicas e problemas de ordem psicológica. Assim, em meio à necessidade de cuidado sobre o assunto, desenvolveu-se uma técnica simples, que preza pelo chamado “comer consciente”, incluindo hábitos mais saudáveis em nossa relação com a comida.
Conheça o Mindful Eating e seus benefícios!
Basicamente, a técnica consiste em despertar a atenção plena enquanto nos alimentamos, estabelecendo a conexão necessária entre corpo, mente e alimentos. Trata-se de ter consciência do momento e todos os fatores que o envolvem, abandonando as pressões externas.
À primeira vista, pode parecer algo sem importância, mas traz benefícios reais, desempenhando um papel fundamental ao ser executada em cada refeição. Confira abaixo!
1 – Maior prazer ao comer
Se alimentando com mais calma e sem pressa, você sente melhor o sabor de cada alimento. Se quiser expandir a experiência, pode também cozinhar, selecionar cuidadosamente cada ingrediente. São etapas que acrescentam mais prazer ao ato de comer.
Além disso, você saberá exatamente o que está ingerindo
2 – Foco pleno na refeição
Quantas vezes, ao almoçar ou jantar, você ficou pensando em coisas que precisava resolver no trabalho ou tarefas domésticas que teria que fazer ao longo da semana? Ao praticar o Mindful Eating, você mantém a atenção no que realmente importa naquele momento: a refeição que está realizando.
A partir disso, você pode expandir essa atenção direcionada para outras situações do seu dia a dia.
3 – Um momento só seu
Fale a verdade: ao longo do seu dia, quantos são os momentos em que você realmente pode dedicar para si? Sem precisar responder mensagens, dirigir ou se preocupar com algo? Provavelmente poucos, né?
Colocando o Mindful Eating em prática, suas refeições podem ser esses momentos que você precisa e que andam tão escassos. São alguns minutos valiosos que você terá para refletir enquanto aprecia uma refeição saborosa.
4 – Se conheça melhor
O que é fome de verdade e o que é vontade de comer? Quais alimentos você realmente gosta e quais você come só por impulso? Ao prestar mais atenção em suas refeições, é possível se conhecer e conhecer seus gostos mais a fundo.
Mesmo na hora de comer, um pouco de autoconhecimento é uma ótima adição ao cardápio.
Como posso começar a praticá-lo?
Colocar o Mindful Eating em prática é bastante simples e sem muitos segredos. Confira o passo a passo abaixo:
Encontre um lugar calmo para fazer a sua refeição
Acomode-se confortavelmente na cadeira
Mantenha distância de aparelhos eletrônicos, como celulares ou televisões
Reflita por alguns instantes. Esse ato irá te ajudar a se desligar de outras preocupações
Concentre-se em cada bocado, nos sabores proporcionados por eles, nas texturas. Esse é o momento de apreciar aquele prato que você tanto adora.
Tá vendo como até mesmo uma boa refeição pode ficar ainda mais gostosa? Praticando o Mindful Eating no almoço, no jantar e até naqueles lanchinhos ao longo do dia, você aumenta a sua capacidade de se focar naquilo que realmente importa.
Comentários