A Yoga é uma filosofia de vida e prática milenar que surgiu na Índia e tem na raiz da palavra em sânscrito, o significado de união. O objetivo da prática tem como foco a estabilidade mente-corpo e ganhou ainda mais adeptos na pandemia, quando muita gente precisou de uma ajuda extra para manter a sanidade durante o isolamento.
Se você já pensou ou pensa em começar a fazer Yoga, mas acha complicado demais, fiquem conosco que neste artigo nós iremos desmistificar essa prática e mostrar para você que iniciá-la pode ser bem mais fácil do que imagina. Vamos lá?
Yoga trabalha corpo, mente e emoções!
Para encontrar a tão buscada paz de espírito, o relaxamento e a diminuição do estresse é preciso perceber que não somos a mente. Ela é parte de um todo que podemos aprender a controlar. Para isso, devemos começar pelo corpo, pois é mais palpável, concreto, de mais fácil acesso. Com o Yoga, trabalhamos o corpo físico para acalmar a mente.
O primeiro aspecto que devemos entender é que a prática do Yoga não se resume a exercícios físicos. Por meio das posturas, chamadas de asanas, o corpo se alinha e trabalha também nosso estado emocional. Através do prana, a nossa energia vital, ganhamos força nos pulmões, fortalecemos o sistema nervoso central e endócrino, aumentamos a imunidade e alinhamos a energia do corpo através dos chakras. Tudo isso através da respiração. Com o movimento do diafragma mais consciente e completo, melhoramos até mesmo o nosso sistema digestivo.
Se você está iniciando na prática milenar do Yoga, existem algumas dicas que podem facilitar (e muito) o seu processo de aprendizado e adaptação do seu corpo e mente para experienciar uma aula restaurativa para recuperar suas energias e aumentar sua qualidade de vida. Confira!
#1 - Evite se alimentar antes da prática
O ideal é realizar os movimentos com o estômago vazio para evitar o refluxo durante o exercício, mas se você estiver com muita fome, aposte em um suco de frutas ou uma colher de mel 30 minutos antes da sessão.
#2 - Vista roupas confortáveis
Dê preferência a peças leves que permitam a livre movimentação do seu corpo, caso contrário você sentirá dificuldade para realizar as posturas corretamente.
#3 - Almofadas firmes e volumosas irão ajudar
Elas garantem conforto em algumas posturas sentadas quando a força nas costas, pernas e abdômen não é suficiente para manter a coluna ereta. As almofadas evitam dores na coluna, na lombar, na virilha e nas pernas durante alguns movimentos.
#4 - Respeite seus limites
Inicie com as asanas mais simples e vá, gradualmente, aumentando a complexidade dos exercícios. A evolução, na prática, requer tempo e dedicação.
-
O Itu Garden pode te ajudar a ter bem-estar e uma vida saudável com nossos diversos programas que oferecem dieta balanceada, avaliação nutricional, tratamentos estéticos e atividades físicas diversas. Fale conosco e saiba mais clicando aqui!